Histórico
O ontoKEM foi concebido e desenvolvido no Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina. O desenvolvimento contou com a participação dos professores José Leomar Todesco e Fernando Álvaro Ostuni Gauthier, dos doutorandos do EGC Sandro Rautenberg e Rafael Speroni e dos graduandos Polite Lottin e Cleiton E. J. Duarte. Seu primeiro uso se deu na construção de uma ontologia de domínio para um projeto projeto P&D “Sistemas de Conhecimento para Gestão da Rede de Distribuição de Média Tensão”. Esta ferramenta tem apoiado em projetos de pesquisa e em atividades de ensino de graduação e pós-graduação.
O que é a OntoKEM
Para se construir ontologias, várias metodologias foram propostas. Contudo, Fernandez-López & Gómez-Peréz (2002) comenta que não há metodologia completamente madura para o propósito de construção de ontologias. Em cada metodologia existem atividades que deixam de estar compreendidas. Segundo os autores, uma combinação de metodologias se torna interessante mediante um processo de construção de ontologias. Este é o pilar de sustentação do ontoKEM como ferramenta de EC para construção de ontologias, baseado-se nas metodologias 101 (NOY & MCGUINNESS, 2008), On-to-Knowledge (FENSEL & HERMELEN, 2008) e METHONTOLOGY (GOMÉZ-PERÉZ et al, 2004), onde se enumera-se como contribuições:
• Metodologia 101: metodologia que prega a construção de ontologias num processo iterativo de sete passos (determinar o escopo da ontologia, considerar o reuso, listar termos, definir classes, definir propriedades, definir restrições e criar instâncias). Este processo é compreendido no ontoKEM.
• On-to-Knowledge: metodologia que incute as questões de competência como modo simples e direto para determinar o escopo de uma ontologia e permite identificar conceitos, propriedades, relações e instâncias. O ontoKEM faz uso deste instrumento tanto na compreensão da aplicabilidade da ontologia, quanto na disposição do artefato de documentação pregado.
• METHONTOLOGY: metodologia que formaliza a construção de ontologias através de uma rica gama de artefatos de documentação (documentos-texto e quadros). Estes artefatos são usados como modelos de documentos no ontoKEM.
Resumindo e definindo, o ontoKEM é uma ferramenta para EC que suporta um processo de construção e documentação de ontologias, baseado no processo de desenvolvimento da metodologia 101 (NOY & MCGUINNESS, 2008) e nos artefatos documentais das metodologias para ontologias On-to-Knowledge (FENSEL & HERMELEN, 2008) e METHONTOLOGY (GOMÉZ-PERÉZ et al, 2004).
|